"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Obrigado/Todos juntos somos fortes

Queria agradecer a todos os leitores em primeiro lugar, por destinarem um pouco do seu tempo a leitura do Panorama, também gostaria de agradecer o nível dos comentários me fazendo superar os meus medos de discussões bestas e inócuas de forma anônima, que fariam perder muito do sentido, e do meu tempo dedicado a este blog.

Agradeço de bom grado, os elogios feitos a este espaço que tem o intuito democrático de expor e discutir opiniões, divergentes ou não. E espero conseguir expressar o que penso aqui de maneira clara e concisa sempre que possível e que o cansaço do dia a dia não tire o pouco que me resta de coerência heheh.

Por fim, se essas palavras servirem mecanismo de contato entre atletas e confederação, e consequentemente todos os envolvidos neste movimento, estarei muito satisfeito, por saber que não sou estou totalmente errado em minhas concepções, e pelo fato de outras vozes se juntarem em um discurso em prol do nosso querido esporte.

Vamos nos unir expor nossas opiniões e as contradições de um discurso ensaiado, vamos "brigar", "discutir" juntos para crescermos, pois sem "conflito" não existe transformação. Lembrando sempre, que juntos somos fortes, como diz a música abaixo.

Todos juntos 
Enriquez - Bardotti - Chico Buarque/1977

Uma gata, o que é que tem?
- As unhas
E a galinha, o que é que tem?
- O bico
Dito assim, parece até ridículo
Um bichinho se assanhar
E o jumento, o que é que tem?
- As patas
E o cachorro, o que é que tem?
- Os dentes
Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dá

Junte um bico com dez unhas
Quatro patas, trinta dentes
E o valente dos valentes
Ainda vai te respeitar

Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer

Uma gata, o que é que é?
- Esperta
E o jumento, o que é que é?
- Paciente
Não é grande coisa realmente
Prum bichinho se assanhar
E o cachorro, o que é que é?
- Leal
E a galinha, o que é que é?
- Teimosa
Não parece mesmo grande coisa
Vamos ver no que é que dá

Esperteza, Paciência
Lealdade, Teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar

Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer

E no entanto dizem que são tantos
Saltimbancos como somos nós.


Este Blog é dedicado, aos Fernandos, Sorrisos, Nelsons, Eduardos, Césars, Laíses, Luas, Negões, Raphaeis, Pits, Marinas, entre outros que existem mundo a fora em busca sempre um bem maior por mais estranho que isso possa aparecer.



O Vendedor de Sonhos

Aproveitando o fim da onda eleitoral e o resquício das promessas de campanhas, onde como de costume viu-se mais do mesmo e com isso a profusão de auto-declarados, pais disso ou mães de aquilo outro, ou seja, promessas, promessas e promessas, sem um fim muito claro no geral (salvo honrosas exceções). Me lembrei de um personagem fruto da minha imaginação que dá o título a esta postagem O Vendedor de Sonhos. (favor não confundir com o livro do Augusto Cury)

Criei este personagem, após a série de problemas que resultaram na greve de alguns atletas da seleção no período pré-Panamericano em 2007. Podem ficar tranquilos, não vou mexer nos velhos esqueletos armário neste momento, só estou situando o tempo e o lugar do personagem título. 

O vendedor de sonhos consiste naquelas pessoas que vendem grandes ideias e oportunidades de maneira muito peculiar, tal como políticos em época de campanha. Aproveitando-se dos ideais e sonhos, de um público alvo. No caso específico do hóquei, o que mexeria mais com a mente das pessoas envolvidas do que uma oportunidade de defender o país, conhecer novos lugares, participar de grandes eventos? 

Bom é ai que começa toda história, muitas pessoas do nosso esporte já tiveram a oportunidade de ver uma conversa ao pé de ouvido de uma jovem "promessa", ou mesmo foram abordadas em conversas do tipo você é bom, tem a seleção, bolsa, viagens e etc.

Então você pergunta que mal a nisso? Digo, nenhum é perfeitamente normal, está se oferecendo uma chance e o indivíduo aceita, afinal não deve-se perder a oportunidade batendo a sua porta. Sei bem o que é isso também aceitei, e digo é muito bom. No entanto, agora você que está lendo deve estar imaginando este cara é completamente maluco, mas só peço uma coisa, por favor pense!

Muitas dos novos talentos, não tem ideia de qual nível o Brasil se encontra em relação ao hóquei internacional, logo se dizem algo do tipo, você é bom, tem talento o Brasil é sede das Olimpíadas temos chances de disputa-la, e mais coisas neste sentido, o sonho parece ser verdadeiro.

Bom está ai mais uma vez a promessa, uma chance na seleção e a oportunidade de disputar um evento de grande porte. No entanto se pensarmos, que se "esquecem" de avisar que para participar de tal evento precisa-se de um nível X e estamos em Y, mostrando assim a real condição do nosso esporte e qual o planejamento para atingirmos tal feito. Tendo como consequência a venda do sonho, mas sem um fim muito claro (lembre-se que já falei sobre isso no início do post), logo não se passa de promessa, tal qual nossos queridos políticos.

No nosso caso temos um "indivíduo" principal que se encontra nas mãos do vendedor de sonhos, e esse "indivíduo" é o próprio hóquei, nosso querido esporte. Pois faz anos que as promessas são feitas e nada muda, analizando rapidamente os resultados, vimos que não obtivemos uma evolução significativa nos últimos anos e não temos exposto um projeto claro para a mudança desta situação. Logo, sem um planejamento claro, perde-se tempo e dinheiro.

Passa-se temporadas e temporadas, promessas e mais promessas, e continua mais do mesmo, mesmo resultados, erros, continuismos, só mudaram-se os "compradores", já os "vendedores"? Esses sim, continuam os mesmos!

Afinal só aumenta o número de insatisfeitos e as reclamações são quase sempre semelhantes, logo penso, quando uma só pessoa reclama pode ser pura implicância, 2 ou pouco mais do que isso pode ser um grupo querendo fazer "perseguição", agora quando mais de 50% reclamam, me desculpe, mas algo tem de errado ou estamos tendo um surto de paranóia coletiva. (retirei este trecho de um comentário meu no post "Valeu, mas o campeonato é brasileiro")


Enfim, peço por favor que reflitam. Não só sobre os sonhos vendidos, mas também no fato de cadê nossas seleções de base? Cadê o planejamento a alcance de todos os interessados? O discurso (teoria) condiz com a prática? Lembrando que se isto não ocorre a dialética não existe,logo o discurso se torna vazio, ou seja, pura bravata.  Por favor, longe de querer que concordem comigo, mas ao menos reflitam e se possível questionem. Sempre buscando o melhor para o hóquei e cabeças pensantes.