"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Palpites de um Blogueiro parte 1

Olá amigos, como prometi anteriormente emitir parte das opiniões, aqui vão elas.


Já perguntei a todos não me omitirei, espero sinceramente uma discussão sadia, vendo que estes assuntos tem consumido boa parte de meus pensamentos. Eu me propus a responder, em que pontos estamos?? Difícil responder, vejo a manuntenção de uma equipe técnica com experiência no desporto um aspecto positivo, mas nos vejo aquém do que poderíamos estar. Porque digo isso, não é um simples desejo de criticar. Mas pensem bem, temos verbas a 6 ou 7 temporadas e o máximo que temos são trabalhos voltados para as seleções, e mesmo assim incompleto já que nossas equipes de base são insuficientes, pois não temos  campeonatos voltados para equipes jovens sub-20, sub-18 entre outras. Nosso atletas jovens são frutos de iniciativas individuais isoladas (extremamente positivas). Digo isoladas, pois estes jovens jogadores só se encontram em jogos da categoria adulta, onde nem sempre é fácil se adaptar aos jogos e as diferenças principalmente nos aspectos fisio e morfológicos.

Acerca do futuro, tenho minhas dúvidas sobre ele. Pois, não vejo futuro sem trabalharmos na busca de novos talentos e na minha opinião não adianta dizer que hoje temos X crianças tendo contato com o hóquei. Afinal este trabalho tinha que ter sido feito desde o princípio, ou seja, estamos com alguns anos de defasagem e é claro que temos o dever de correr atrás. Nossa Confederação tem a obrigação de buscar isso,  e vejo algumas iniciativas escassas e isso tem de melhorar, afinal nossa atual administração está a anos no comando, espero que tenha servido de experiência, vimos que o modelo do Pan não deu certo e o que fizemos para mudar? E quanto evoluimos desde então? Realmente acho pouco. 

Em meio aos meus pensamentos, tenho tido algumas idéias provavelmente algumas sem muito nexo. Mas, valem como sugestões tais como: 1- criações de campeonatos para as categorias de base; 2- estipular um prazo de 3 anos para que todas as equipes que pretendam disputar o campeonato adulto tenham suas equipes de base participando dos campeonatos de suas categorias; 3- obrigatoriedade de 25% dos jogadores da equipe adulta sejam da categoria sub-20; 4- formações de ligas regionais, bairros, ou distritos a nível escolar; entre outras.

Bom ai foi um pouco da minha opinião gostaria de ler um pouco do que vocês pensam e se possível de forma direta, ou seja, sem se aproveitar do anonimato que a internet nos permite. Nos levando ao dialogo e troca de informações. Não preciso de pessoas que só concordem comigo, e quem sabe outros visões possam ser apresentadas, não quero aqui mudar a opinião de ninguém. Pretendo entender o que os outros pensam e levar nosso esporte adiante como todos, assim espero.

Em breve, voltarei ao tom leve e descontraído de outrora, FUI!

Trabalho para Inglês ver e torcer...

Como muitos de nós tenho acompanhado o resultados do mundial feminino, e sempre que possível também assisto as partidas. E com particular interesse tenho observado a evolução da equipe inglesa que hoje caiu diante das favoritas holandesas na disputa de penalidades. 

Caso alguém se pergunte, (se é que alguma pessoa lê realmente o que escrevo heheh) o que leva esse cidadão a pensar sobre a atuação da equipe inglesa??? Vou logo explicando, esse interesse se dá primeiramente pela evidente evolução desta equipe, e logo depois por serem o país sede da próxima olimpíada. Com base nesses raciocínios fiz uma pequena pesquisa, para me ajudar em algumas opiniões. 

Nesta pesquisa utilizei como ponto de partida o ano de 2003, ano em que Londres oficializou sua campanha para sediar os jogos de 2012, sagrando-se vencedora deste pleito em 2005 (e por coincidência nesta época no biênio de 2003/2004 o hóquei no brasileiro passou a receber verba do COB através da extinta ABH, substituída no final de 2004 pela atual CBHG). 

E com base nessa pesquisa em cima dos resultados obtidos em campo, pude observar que o trabalho de alguma forma vem sendo bem executado, conforme mostrado a abaixo:

Resultados somente da equipe feminina:

Ano /Competição
Champions
Trophy
Campeonato
Europeu
Mundial
Júnior
Campeonato
Mundial
Jogos
Olímpicos
2010
3
-
-
-
-
2009
6
3
4
3/4
-
2008
N.C.
-
-
-
6
2007
N.C.
3
-
-
-
2006
N.C.
-
-
7
-
2005
N.C.
3
-
-
-
2004
N.C.
-
-
-
N.C.
2003
N.C.
4
-
-
-
N.C.: Não classificou.

Fica evidente analisando os resultados ano a ano a evolução da equipe inglesa desde 2003, coincidência ou não os resultados só melhoram desde que a Inglaterra decidiu se submeter a candidatura para sediar os Jogos de 2012. Se pensarmos nessa evolução inglesa veremos o salto de qualidade desta equipe, e que seu futuro já está sendo construído vide o quarto lugar no Mundial Junior do ano passado, permitindo sonhos de voos mais altos para o selecionado inglês. 

Tão evidente quanto isso, para os que me conhecem. É o fato que todos esse trabalho de pesquisa não seria fruto de uma pura e simples vontade de elogiar os ingleses, até porque não sou fã dos beatles, não curto locais chuvosos e menos ainda o chá das 5. De lá só tenho boas lembranças do Liverpool tomando de 3 do Flamengo, do grande amigo Hugo Burton e agora desse bom exemplo de trabalho que eles vem executando. Sei que os parâmetros da Inglaterra se tratando do hóquei em relação a nós são outros. Mas, creio que caiba uma pequena comparação.

Se pararmos pra pensar que desde o biênio 2003/2004 recebemos verbas do COB, com o fim de desenvolver e massificar o esporte, eu me pergunto e abro a pergunta para os leitores (espero respostas sadias e coerentes já que pretendo sempre me expressar assim). 1- Em que ponto estamos do nosso desenvolvimento? 2- Ouve evolução significativa? 3- Onde estão as categorias de base? 4- Qual futuro se vislumbra para o hóquei nacional? 5- Sugestões que poderiam colaborar com o nosso crescimento. 

Lembrando mais uma vez a comparação com a Inglaterra tem caráter ilustrativo de um trabalho que vem dando certo, sei muito bem que eles saíram de uma patamar inicial infinitamente superior.

P.s.(1) Prometo minhas opiniões num próximo post inteiramente dedicado a isto.

P.s.(2) Sei que o blog se propõe a notícias do hóquei de uma maneira mais leve, mas um pouco de de questionamento não faz mal a ninguém. Creio que será altamente construtivo.

P.s.(3) Infelizmente, não obtive a lista das atletas da Inglaterra, tal como suas respectivas idades, com o fim de estabelecer um parelelo dos resultados e renovação da equipe principal.