"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Oxigenação Democrática.

"As modernas democracias estão sempre e cada vez mais incorporando avanços e aperfeiçoamentos que somente a elas se agregam, decisiva e definitivamente, pela prática ininterrupta, continuada e permanente do voto. Um desses mecanismos é a alternância do poder. A necessidade de eleições permanentes e quanto mais próximas uma das outras, ao contrário do que se propala, está para o regime democrático como o exercício aeróbico está para o sistema cardiovascular.

A alternância do poder estaria, assim, para o organismo social e para a cidadania como oxigênio renovado no sentido do aperfeiçoamento das instituições, pelo saudável exercício da concorrência do contraditório. O continuísmo e a perenização no poder por um determinado grupo, líder ou facção, ao contrário, fazem o papel dos ateromas calcificados nas paredes das artérias sociais e da representação popular, que acabam por enfartar todo o organismo político de um país, depois de certo tempo esclerosando-o. Trecho da crônica "O aperfeiçoamento democrático" de Nelson Paes Leme, Cientista Político, para O Globo, no dia 22/10/2010.


Neste momento devem estar se perguntando, ou que este trecho retirado do O Globo tem haver com este blog. Digo, pode até não ter tudo haver, mas contém uma referência essencial com a situação do hóquei. A essência da crônica nos fala a respeito da relação continuidade e alternância do poder, no sentido de comando, e quão benéfica esta alternância pode ser diferentemente do que vem sendo apregoado.

Ou seja, escrevi mais um parágrafo e ainda não expliquei a vocês a relação com o hóquei. Mas, vejo não só uma relação com nosso esporte, mas também com o Desporto de uma maneira geral. Sempre pensei que o tempo indeterminado no comando pode construir certas relações de fisiologismo, no controle de  qualquer instituição. Por isso sempre fui de acordo com a política de apenas uma reeleição, tal como acontece nas eleições governamentais e em países como a Espanha.

E por este mesmo motivo, sempre me perguntei porque este sistema não é implantado em outras instituições nacionais, como as confederações e federações desportivas. Limitando o tempo na presidência num período de no máximo 8 anos, favorecendo assim a alternância de comando, tema essencial da crônica supra-citada.

Não estou pregando aqui uma derrubada no comando, apesar de muitas vezes julgar isso necessário. Mas, sim estou falando sobre a possibilidade de mudanças de ares, um novo grupo. Proporcionando um trabalho novo e novas idéias. 

Mudanças que proporcionariam, alguns recomeços e continuidade de aspectos positivos de gestões anteriores, pois não existe nada 100% errado ou certo. Projetos-políticos públicos tem de ocorrer de forma democrática. Voltando mais uma vez ao texto inicial, nada renova mais e oxigena a democracia do que a alternância, a continuidade engessa a instituição por dentro, gerando a profusão de figurinhas repetidas, que quando estiveram antes não deixaram saudades e por isso nunca deveriam ter voltado, ainda mais sem se reciclar. 

O Brasil está cheio de exemplos, em todos os escalões do poder esta fato se repete, infelizmente.  Quando um mesmo grupo "toma" o comando por tempo de indeterminado, criasse um vazio e ficamos reféns de determinadas situações. Alguém me explica como será feita  a transição de orgãos como COB, CBF, entre outros?!?

Muitos devem se lembrar o que ocorreu com nosso basquete, tênis e iatismo. Vitimados por comandos irresponsáveis e "eternos". O primeiro perdeu o posto de segundo esporte do país e só agora após a mudança é que promoveu algo interessante limitando o número de reeleições para presidência, o último ficou refém de uma dívida milionária, que vinha sendo maquiada pela situação.

Podemos propor mudanças, fazê-las. Todavia, sempre será necessário oxigenar, ou seja, fazer alterações reais e factíveis e não maquilagem, temos muitos exemplos do que não deu certo. Não quero aqui posar de dono da verdade, apenas manifesto opiniões e torço para que elas tenham o mínimo de repercussão e gerem um pingo de reflexão.

Frase compilada do Twitter alheio: "a lei da ficha limpa é realmente muito boa, mas tenho dúvidas que um povo que precise de uma lei pra não votar em políticos corruptos, a mereça."

Caso queiram ler a crônica "O aperfeiçoamento democrático" de Nelson Paes Leme na íntegra basta acessar https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/10/22/o-aperfeicoamento-democratico .

Pessoal, Pessoal ...novidades...(2)

Olá a todos, bom dessa vez a novidade é séria, é com muito prazer que anuncio, para os leitores do Panorama.

Após admirável surpresa, recebi um convite do Moreno, um dos membros do hoqueisc.blogspot.com , o convite consiste em escrever uma série de "crônicas" que serão postadas em ambos os blogs, com o intuito de promover o debate e quem sabe consequente avanço do nosso querido esporte, aproveitando a visibilidade de ambos os espaços junto aos nossos leitores.

Agradeço ao Moreno pela confiança e principalmente a vocês leitores, que entenderam o sentido deste blog e participaram de uma maneira espetacular, nos debates de forma educada e enriquecedora.

Ainda não tenho um periodicidade certa para escrever, devido uma série de fatores, que envolvem meu tempo livre e a disponibilidade de assuntos, pois vamos ser sinceros tem momentos que não ocorre praticamente nada no hóquei que gere debate, logo não vou inventar, concordam?!?

Enfim, vamos ver no que vai dar, pior não vai ficar e é na tentativa e erro que vamos crescer. Me senti quase um Tiririca com esta frase.