"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Medida Provisória para fortalecer o esporte.

Bom para quem tem acesso ao jornal O Globo do Rio de Janeiro, saberá que estou copiando claramente o título da contra-capa de seu caderno de esporte do dia de hoje.

Essa medida não foi nenhuma surpresa, pois já havia rumores deste projeto e do mal-estar que o mesmo estava criando entre  COB e o Ministério do Esporte, como já pode ser visto em reportagens do jornal Lance http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/wp-content/uploads/2010/09/Mat%C3%A9ria-novo-projeto1.pdf e http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/wp-content/uploads/2010/09/Mat%C3%A9ria-mais-recursos1.pdf que já apontavam para a decisão agora confirmada, com poucas mudanças do que foi apresentado agora.

Depois dos rumores, o presidente Lula anunciou as mudanças nas regras de repasse dos recurso das loterias para os esportes olímpico e paraolímpicos, bem como no programa Bolsa Atleta.

Esta decisão já gerou discussão no meio esportivo, como podemos ver nas opiniões de Juca Kfouri (http://blogdojuca.uol.com.br/2010/09/governo-continua-com-foco-errado-no-esporte/ ) e Michel Castellar (http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/2010/09/19/jogo-de-cena/) .

Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas começo a desconfiar que nossos representantes em todos os graus não sabem muito do que é desporto de alto rendimento e desconhecem ou fingem desconhecer o desporte de base.

Afinal, é mais fácil jogar para o público. E dizer nós investimos, todo mundo viu foram milhões investidos nos atletas, mas infelizmente ELES não conseguiram. E muitos culparão os atletas esquecendo, ou melhor, não se dando conta que o investimento não está indo pelo melhor caminho. Ou seja, em campanhas de
política-públicas dando acesso ao desporto desde jovem e não investir somente em quem já está "formado" e torcer para que este mesmo ganhe e se torne exemplo, temos de saber dosar. Pensarei mais sobre o assunto.

6 comentários:

  1. Agora ate anônimo posta aki...

    ResponderExcluir
  2. Realmente...
    Faltam 5 anos e nada mudou , nada mudará a verdade é essa.É um cala a boca pra dizer que fizeram alguma coisa. Se passaram 3 anos do pan do Rio , 5 ouros em 2004 e 3 ouros em 2008 , e em 2012 como será ?


    Essa eu deixo pra voce Marafoni. E o pós Rio 2016 , arrisca ?


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu me arriscar ??? hahaha vamos lá exercício de futurologia é sempre desafiador...
    bom vejamos...hum...err....bom 2012 não muda muito não...e 2016 vamos aumentar o número de medalhas pelo fator casa em modalidades já tradicionais...como judô vide o mundial do Rio em 2008 em que conseguimos um número de medalhas fora da curva e iatismo pois boa parte dos nossos atletas treinam na baia de Guanabara, onde serão os Jogos ...mas, não acredito muito na promessa dos 10 primeiros lugares gerais não...bom acho que não respondi não é???haahah

    ResponderExcluir
  4. Não respondeu auhsuahsuasha

    E também meu raciocinio ali sobre o pan ficou incompleto(assim como as obras e o tal "legado"), deixa pra lá...

    ResponderExcluir