"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Oxigenação Democrática.

"As modernas democracias estão sempre e cada vez mais incorporando avanços e aperfeiçoamentos que somente a elas se agregam, decisiva e definitivamente, pela prática ininterrupta, continuada e permanente do voto. Um desses mecanismos é a alternância do poder. A necessidade de eleições permanentes e quanto mais próximas uma das outras, ao contrário do que se propala, está para o regime democrático como o exercício aeróbico está para o sistema cardiovascular.

A alternância do poder estaria, assim, para o organismo social e para a cidadania como oxigênio renovado no sentido do aperfeiçoamento das instituições, pelo saudável exercício da concorrência do contraditório. O continuísmo e a perenização no poder por um determinado grupo, líder ou facção, ao contrário, fazem o papel dos ateromas calcificados nas paredes das artérias sociais e da representação popular, que acabam por enfartar todo o organismo político de um país, depois de certo tempo esclerosando-o. Trecho da crônica "O aperfeiçoamento democrático" de Nelson Paes Leme, Cientista Político, para O Globo, no dia 22/10/2010.


Neste momento devem estar se perguntando, ou que este trecho retirado do O Globo tem haver com este blog. Digo, pode até não ter tudo haver, mas contém uma referência essencial com a situação do hóquei. A essência da crônica nos fala a respeito da relação continuidade e alternância do poder, no sentido de comando, e quão benéfica esta alternância pode ser diferentemente do que vem sendo apregoado.

Ou seja, escrevi mais um parágrafo e ainda não expliquei a vocês a relação com o hóquei. Mas, vejo não só uma relação com nosso esporte, mas também com o Desporto de uma maneira geral. Sempre pensei que o tempo indeterminado no comando pode construir certas relações de fisiologismo, no controle de  qualquer instituição. Por isso sempre fui de acordo com a política de apenas uma reeleição, tal como acontece nas eleições governamentais e em países como a Espanha.

E por este mesmo motivo, sempre me perguntei porque este sistema não é implantado em outras instituições nacionais, como as confederações e federações desportivas. Limitando o tempo na presidência num período de no máximo 8 anos, favorecendo assim a alternância de comando, tema essencial da crônica supra-citada.

Não estou pregando aqui uma derrubada no comando, apesar de muitas vezes julgar isso necessário. Mas, sim estou falando sobre a possibilidade de mudanças de ares, um novo grupo. Proporcionando um trabalho novo e novas idéias. 

Mudanças que proporcionariam, alguns recomeços e continuidade de aspectos positivos de gestões anteriores, pois não existe nada 100% errado ou certo. Projetos-políticos públicos tem de ocorrer de forma democrática. Voltando mais uma vez ao texto inicial, nada renova mais e oxigena a democracia do que a alternância, a continuidade engessa a instituição por dentro, gerando a profusão de figurinhas repetidas, que quando estiveram antes não deixaram saudades e por isso nunca deveriam ter voltado, ainda mais sem se reciclar. 

O Brasil está cheio de exemplos, em todos os escalões do poder esta fato se repete, infelizmente.  Quando um mesmo grupo "toma" o comando por tempo de indeterminado, criasse um vazio e ficamos reféns de determinadas situações. Alguém me explica como será feita  a transição de orgãos como COB, CBF, entre outros?!?

Muitos devem se lembrar o que ocorreu com nosso basquete, tênis e iatismo. Vitimados por comandos irresponsáveis e "eternos". O primeiro perdeu o posto de segundo esporte do país e só agora após a mudança é que promoveu algo interessante limitando o número de reeleições para presidência, o último ficou refém de uma dívida milionária, que vinha sendo maquiada pela situação.

Podemos propor mudanças, fazê-las. Todavia, sempre será necessário oxigenar, ou seja, fazer alterações reais e factíveis e não maquilagem, temos muitos exemplos do que não deu certo. Não quero aqui posar de dono da verdade, apenas manifesto opiniões e torço para que elas tenham o mínimo de repercussão e gerem um pingo de reflexão.

Frase compilada do Twitter alheio: "a lei da ficha limpa é realmente muito boa, mas tenho dúvidas que um povo que precise de uma lei pra não votar em políticos corruptos, a mereça."

Caso queiram ler a crônica "O aperfeiçoamento democrático" de Nelson Paes Leme na íntegra basta acessar https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/10/22/o-aperfeicoamento-democratico .

8 comentários:

  1. Outros esportes que tiveram problemas parecidos com os que foram citados...


    "Judô

    O grande salto técnico dado pelo judô a partir dos anos 80 não foi suficiente para evitar as críticas a Joaquim Mamede, presidente durante dois mandatos e superintende da Confederação Brasileira de Judô durante as três gestões de seu filho.

    Nos [21 ANOS] em que esteve na entidade, a família Mamede teve atritos com diversos esportistas, incluindo Aurélio Miguel, o mais vitorioso judoca do país. Nos anos 90, a CBJ foi condenada pelo Tribunal de Contas da União por irregularidades. A punição atingiu os atletas que, na época, tiveram de custear do próprio bolso suas despesas em competições internacionais, com exceção de Panamericanos e Olimpíadas, financiados pelo COB."


    "Remo

    Lucas Assis, na época remador do Vasco da Gama, foi ameaçado de processo por tornar públicas práticas irregulares da Confederação Brasileira de Remo. O atleta acusava a gestão de Rodney Bernardes de Araújo de não ser transparente e democrática, além de nepotista, já que o filho do Presidente, Rodney Júnior, é um dos técnicos da seleção do país."


    "já que o filho do Presidente, Rodney Júnior, é um dos técnicos da seleção do país"

    ------------------------------------------------
    fonte - http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Mais_Esportes/0,,MUL939203-16317,00.html

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente acho 8 anos bastante tempo mas... "blz" 2 ciclos...(Se for uma boa gestão é claro)mais do que suficiente e depois passe o boné.

    Quanto a CBF e ao COB...


    "CBF não reconhece reeleição de Nuzman no COB

    RIO - As divergências são antigas e a quarta reeleição de Carlos Arthur Nuzman para mais quatro anos à frente do esporte olímpico brasileiro apenas expôs ainda mais o abismo que existe entre o Comitê Olímpico Brasileiro e a CBF. Apesar da acusação, feita por algumas entidades filiadas, de desrespeitar o estatuto do COB, Nuzman acabou reeleito por aclamação na noite desta quinta-feira, tendo como principal opositora a CBF, que sequer enviou representante porque não reconhece a validade do pleito.
    - Isso não é transparência. O COB apresentou todas as dificuldades à CBF nas Olimpíadas. Não protegeu a CBF na ameaça de saída dos jogadores durante os Jogos e mostrou que o COB não quer o futebol no movimento olímpico - disse Ricardo Teixeira, presidente da CBF"

    Isso aconteceu em 2008.

    Fonte:http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2008/10/02/cbf_nao_reconhece_reeleicao_de_nuzman_no_cob-548527630.asp

    Não são uns amores esses dois ? Se merecem ou nao ? Eles e muitos outros presidentes de confederaçoes etc...

    Alias pra tirar o nosso amigo RT nem com globo reporter mostrando seus podres feito por uma tão podre quanto ele.

    ResponderExcluir
  3. *** Quarta reeleição de Carlos Arthur Nuzman para mais quatro anos à frente do esporte olímpico brasileiro.


    - [[Isso não é transparência]](aushuahsauhsa). O COB apresentou todas as dificuldades à CBF nas Olimpíadas. Não protegeu a CBF na ameaça de saída dos jogadores durante os Jogos e mostrou que o COB não quer o futebol no movimento olímpico - disse Ricardo Teixeira, presidente da CBF.


    Enquanto isso os atletas...

    ResponderExcluir
  4. Mais do que o belíssimo post que fala sobre alternância, eu queria registrar aqui um elemento fundamental que foi destacado pelo Raphael Aguiar, propositalmente ou não, eu seu comentário.

    Transparência. Transparência é a chave para evitar diversos problemas que ocorrem no dia-a-dia de qualquer comunidade, seja ela desportiva ou não. Transparência tem a ver com comunicação e com diálogo. As únicas coisas que conseguem substituir a transparência e o diálogo são a especulação e a fofoca.

    Colocando as duas duplas na balança, acho q sei ao lado de qual bandeira devo militar.

    ResponderExcluir
  5. Thiago , na verdade eu destaquei "Isso não é transparência" ironizando o que o RT havia falado em relação ao COB , tipo o sujo falando do mal lavado.

    Mas em um post antigo eu ja falei sobre essa questão da transparencia ou clareza que foi a palavra que eu usei e é por ai mesmo.

    Agora para que seu comentário ganhe o carimbo da "transparencia" aushauhsauhsua diga de que Thiago se trata para que possamos debater este e outros assuntos num possivel encontro assim como tenho feito com o dono blog, nosso amigo Marafoni.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Thiago de Mattos, que jogou com vc no Deodoro rapá!

    hahah

    ResponderExcluir
  7. Suspeitei desde o principio!

    Abração.

    ResponderExcluir
  8. ahahah....pow Thiago tomou uma chamada....

    bom depois de um tempo consigo concentrar um pouco aqui pra opinar....

    Concordo plenamente com a transparência, a partir do momento que você faz tudo as claras, as acusações diminuem drasticamente. Pelo simples fato das informações estarem acessíveis, ao público interessado.

    Penso que isto é fundamental, para se fazer um trabalho de qualidade. Já que se não estiver encoberto por especulações o caminho se torna menos difícil, pq fácil nunca vai ser.

    ResponderExcluir