"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Trabalho para Inglês ver e torcer...

Como muitos de nós tenho acompanhado o resultados do mundial feminino, e sempre que possível também assisto as partidas. E com particular interesse tenho observado a evolução da equipe inglesa que hoje caiu diante das favoritas holandesas na disputa de penalidades. 

Caso alguém se pergunte, (se é que alguma pessoa lê realmente o que escrevo heheh) o que leva esse cidadão a pensar sobre a atuação da equipe inglesa??? Vou logo explicando, esse interesse se dá primeiramente pela evidente evolução desta equipe, e logo depois por serem o país sede da próxima olimpíada. Com base nesses raciocínios fiz uma pequena pesquisa, para me ajudar em algumas opiniões. 

Nesta pesquisa utilizei como ponto de partida o ano de 2003, ano em que Londres oficializou sua campanha para sediar os jogos de 2012, sagrando-se vencedora deste pleito em 2005 (e por coincidência nesta época no biênio de 2003/2004 o hóquei no brasileiro passou a receber verba do COB através da extinta ABH, substituída no final de 2004 pela atual CBHG). 

E com base nessa pesquisa em cima dos resultados obtidos em campo, pude observar que o trabalho de alguma forma vem sendo bem executado, conforme mostrado a abaixo:

Resultados somente da equipe feminina:

Ano /Competição
Champions
Trophy
Campeonato
Europeu
Mundial
Júnior
Campeonato
Mundial
Jogos
Olímpicos
2010
3
-
-
-
-
2009
6
3
4
3/4
-
2008
N.C.
-
-
-
6
2007
N.C.
3
-
-
-
2006
N.C.
-
-
7
-
2005
N.C.
3
-
-
-
2004
N.C.
-
-
-
N.C.
2003
N.C.
4
-
-
-
N.C.: Não classificou.

Fica evidente analisando os resultados ano a ano a evolução da equipe inglesa desde 2003, coincidência ou não os resultados só melhoram desde que a Inglaterra decidiu se submeter a candidatura para sediar os Jogos de 2012. Se pensarmos nessa evolução inglesa veremos o salto de qualidade desta equipe, e que seu futuro já está sendo construído vide o quarto lugar no Mundial Junior do ano passado, permitindo sonhos de voos mais altos para o selecionado inglês. 

Tão evidente quanto isso, para os que me conhecem. É o fato que todos esse trabalho de pesquisa não seria fruto de uma pura e simples vontade de elogiar os ingleses, até porque não sou fã dos beatles, não curto locais chuvosos e menos ainda o chá das 5. De lá só tenho boas lembranças do Liverpool tomando de 3 do Flamengo, do grande amigo Hugo Burton e agora desse bom exemplo de trabalho que eles vem executando. Sei que os parâmetros da Inglaterra se tratando do hóquei em relação a nós são outros. Mas, creio que caiba uma pequena comparação.

Se pararmos pra pensar que desde o biênio 2003/2004 recebemos verbas do COB, com o fim de desenvolver e massificar o esporte, eu me pergunto e abro a pergunta para os leitores (espero respostas sadias e coerentes já que pretendo sempre me expressar assim). 1- Em que ponto estamos do nosso desenvolvimento? 2- Ouve evolução significativa? 3- Onde estão as categorias de base? 4- Qual futuro se vislumbra para o hóquei nacional? 5- Sugestões que poderiam colaborar com o nosso crescimento. 

Lembrando mais uma vez a comparação com a Inglaterra tem caráter ilustrativo de um trabalho que vem dando certo, sei muito bem que eles saíram de uma patamar inicial infinitamente superior.

P.s.(1) Prometo minhas opiniões num próximo post inteiramente dedicado a isto.

P.s.(2) Sei que o blog se propõe a notícias do hóquei de uma maneira mais leve, mas um pouco de de questionamento não faz mal a ninguém. Creio que será altamente construtivo.

P.s.(3) Infelizmente, não obtive a lista das atletas da Inglaterra, tal como suas respectivas idades, com o fim de estabelecer um parelelo dos resultados e renovação da equipe principal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário