"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sonho de Verão

Em primeiro lugar queria dar parabéns a todos os atletas que se dispuseram a enfrentar esse grande desafio, sol, calor, treinamento exaustivo, contusões e acima de tudo Cuba. Sei o quanto é difícil enfrentá-los e por isso sei o quanto vale o esforço.

Um sonho, poderíamos definir este classificatório. Uma chance de buscar uma vaga no Pan de Guadalajara 2011, e pela primeira vez nos classificarmos pelas nossas próprias pernas.

Infelizmente não deu (no placar agregado um total de 24 a 3), os atletas brigaram buscaram, todavia ainda existe uma grande diferença principalmente nos aspectos técnicos e táticos. Cuba com sua base experiente, controlou as ações e mostrou porque já foi campeã da Copa Panamericana e sempre briga pelas primeiras posições. Infelizmente só pude ver o jogo da quinta, onde tive uma verdadeira aula de jogo "simples" e objetivo, poucos dribles, boas tramas de bola, entrosamento e acima de tudo inquestionável competência na hora de definir.

Enquanto isso na tribuna de honra na Vila Militar
Fidel: " Viu companheiro que balaço!" (Falando de um dos gols)
Lula: "O companheiro Fidel, aqui não pode essas coisas de execução, não."
(Tá bom sei que foi péssima a piada)

Falando em definição só que em outro sentido ouvi uma fantástica sobre a seleção cubana, "Cuba é o São Paulo do hóquei", dita pelo Carlos do Copacabana Waves ou Rio Hóquei (se errei o nome dele ou do time me avise), devido a forma de jogos "pragmática" e eficaz que o time da ilha de Fidel apresentava.

Sobre a nossa seleção, deu para destacar o esforço e a vontade de fazer diferente, sei que faltaram muitos atletas, que poderiam melhorar a situação. Apesar da minha opinião ainda não seria o suficiente. Mas, precisamos urgentemente arranjar uma maneira de conseguir os melhores tecnicamente para alçarmos maiores voos. Como tentativa de mudar este fato a CBHG, apresentou o planejamento para o ano de 2011 das nossas seleções.

Dentre elas a medida de um responsável pelo treinamento nos estados do Rio, São Paulo e Santa Catarina, pode ser válido, só penso e acredito que deveria haver um maior cuidado com os nomes indicados. Pois corre-se o risco de torna-se um tiro no pé, sei que estou conversando sobre isso com muitas pessoas e digo com certeza não agradou muita gente. Nessas horas a importância vem dos interesses dos atletas, dos clubes e por último da confederação (das pessoas que a compõe e não da instituição).  Lembram do triângulo invertido de grau de importância, onde os atletas são os mais importantes, por favor não se esqueçam disso em detrimento de outros interesses.

Outra parte interessante diz respeito as viagens programadas, muito boas por sinal. Mas, temos dinheiro para isso? Sei que a verba deste ano são de 1,3 milhões de reais, mas ao conversar com Querejeta pai (membro da PAHF), o mesmo me disse que o problema é a falta de verba, será? Em quem acreditar? É isso que mais faz questionar, quando os discursos não batem, ai sou obrigado a ser chato.

Sei que estas viagens são fundamentais para o crescimento e torço muito para que aconteçam, sobre elas mais um porém. Ao conversar com o Pit do Floripa, ele me alertou sobre uma fato interessante. Serão no total 71 dias de treinamento, viagens e torneios. Os atletas terão toda essa disponibilidade? Vamos esperar para ver.

P.S.: Os gols do Brasil foram marcados por Rafael Mendonça (Deodoro/CSSVM), por Bruno Sousa (Casa de Macau) e por Daniel Alves, o Kaká (Floripa).

Tchau e lembrem-se Fidel aprova este post..hehe

Um comentário:

  1. Olha Mara o fato de ja estar botando isto publicamente e ótimo,
    só temos a melhorar,precisamos nos reunir mais todos os jogadores ,técnicos e debater continuamente porque somos nos os atores importantes.
    Já não ha lugar para decisões, pouco claras, tomadas encima da hora.
    OS cubanos demonstraram ser atletas de verdade, e isso significa ter cultura esportiva,dominar a técnica , ter um sistema e leva lo a cabo durante o jogo,fisicamente impecáveis,muita gente riu ao ver eles fumando durante o intervalo.( lembrando os mails do preparador físico antes da preparação ao play off )
    Aka em Brasil continuamos com o mesmo sistema que já esta mais que demonstrado que não funciona,por mais que alguns(não todos) jogadores se esforcem a o maximo durante 30 dias, não adianta , alguns tem baixo nivel técnico físico e psicológico que não se consegue melhorar em esse tempo, e sim em anos,tinha alguns jogadores em campo que não conseguiam nem dominar a bola e muito provavelmente nunca poderiam chegar a um nível bom.
    Então não adianta gastar em pessoas erradas,
    ainda atrapalhar o pouco que esta funcionando ,sem consultar datas e eventos de torneios de base.
    Um atleta vai se formando durante anos, participando nas competições escolares, a onde joga semi finais, finais, aprende a ganhar , a perder ,
    Compite sem tanta pressão, ou seja cumpre as etapas ideais,
    Voltando ao assunto principal,precisamos Du negao ,a sorriso ,os de grandis,etc,e fazer uma plan integral e a onde todos possam participar,
    Ideal seria algum técnico australiano ou similar competente que more no Brasil e fique rodando pelos estados a onde tem hockey intercambiando e interagindo toda hora,ou então Franza que seja técnico, ou Fernando Valdez, ou uma comissão técnica local,sei la ,mais aquele esquemita mixuruco a onde técnico ri da gente que mora aqui, fala que quem nao concorda com isso nao e patriota, ainda quando chega do aeroporto não conhece a metade das pessoas , chega pessoal,e muita vergonha para os que deixamos a alma e o suor em cada treino em cada jogo .Tem um Brasil real a onde as coisas acontecem com qualidade , alegria , responsabilidade e com custo zero, e tem um Brasil virtual a onde o esquema poderoso e tenebroso se aproveita de boas pessoas que precisam o trabalho e tem que agachar a cabeça continuamente ,alem da torradeira de dinheiro, com que objetivo?crescer? evoluir? Não parece,
    Poder e vaidade utilizando formas dictatoriais para justificar falta de conhecimento e resultados?Pode seeeeerrrr!!!
    Deixo algumas perguntas para debater
    Será que este ano vamos ter uma comissão de disciplina?
    No Rio, mipe ainda esta saindo? Será que algum dia alguém aceita nossa filiação?Ou vão continuar usando argumentos pessoais?

    E muito fácil resolver isto , vamos a opinar todos e a nos reunir sempre, somos muito poucos e todos somos importantes
    ,grande abraço,
    saludos del che Guevara Mara maravilha

    ResponderExcluir