"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Valeu, mas o campeonato é brasileiro"

Com diriam alguns isso é a globalização, e seguindo a idiossincrasias deste mundo global. Sei que global e globalização numa mesma frase me tornam redundante e isto afeta a qualidade do meu texto, mas se os erros do hóquei também são reduntantes e as figurinhas se repetem, me dei este direito quase uma licença poética diria.

Voltando as idiossincrasias do mundo global, nunca pensei que um dia iria ter que me preocupar com uma verdadeira legião estrangeira, achava que só veria em situações de guerra, filmes do Van Dame ou nos desenhos do Pica-Pau. Mas, desde que o mundo é mundo ele nos surpreende e nem sempre a surpresa é boa, vide gregos e troianos. E mais uma vez fui apanhado de calças curtas diriam alguns.

Noves fora a mudança de datas, para inscrição de atletas no nosso campeonato. Caracterizando uma clara e manifesta alteração do regulamento, e com isso tornando todo o trabalho que vinha sendo feito de forma irrepreensível, em um campeonato débil* e passível de anulação. O fato que gerou maior comoção foi a discussão acerca da inclusão de atletas estrangeiros, o quanto é válido e de que forma deve ser feita. Afinal o que vocês acham de roer o osso dias e  dias debaixo de sol e chuva, para no dia do prato principal lhe sobrar migalhas, ou seja, poucos minutos em campo, para que alguém com pouca ou nenhuma relação com seu time e país fique na sua vaga na justificativa pífia de melhorar a equipe?!?

Dúvida


Juntando os pontos em relação a outras conversas com pessoas do hóquei ligadas ou não a nossa Confederação, criei alguns raciocínios: se a função da Confederação é de divulgar a o desporto, organizar os campeonatos, e as seleções. Cabendo aos clubes o papel formativo de atletas, sob a chancela das federações estaduais. Não estaremos impedindo ou diminuindo o nosso crescimento, com a utilização de estrangeiros, principalmente para jogos num único final de semana, pois estes estarão "tomando" o espaço de nossos jogadores mais jovens? Pois, como disse anteriormente, se os clubes tem o papel de formação e fomento de nosso desporto, qual seria a contribuição destes estrangeiros?

E um segundo raciocínio, seguindo a postura da CBHG frente a organização de nossas seleções, o que passa diretamente sobre a formação de nosso corpo técnico (treinadores, preparadores físicos, etc), e sabedor da nova postura da nossa Confederação em respeito a estes cargos.  Esta postura diz respeito a nacionalização deste corpo técnico ao que indica num futuro próximo, ou seja, técnicos e auxiliares brasileiros. Mesmo não concordando é uma postura e uma decisão que só cabe a eles seguirem, o que é bastante louvável.

Mas, neste momento criou-se um paradoxo, que deixou minha mente em parafuso. Bom se a postura da CBHG é a nacionalização do corpo técnico, como me explicam, que os 2 clubes mais envolvidos nesta polêmica dos estrangeiros tenham como representantes, dois membros da CBHG. A nacionalização é só do corpo técnico?!? A nacionalização dos jogadores correm em caminhos opostos?!? Ou o discurso na CBHG é um e nos clubes e diametralmente oposto?!?

Deixa ver se entendi, a postura é a valorização da mão de obra nacional no corpo técnico, e desvalorização dos jogadores nacionais em seus campeonatos?!? Sei não, mas acho que o caminho está errado. No entanto, mais uma vez eu é que devo estar errado.

P.S.: Sei que alguns raciocínios, podem estar baseados em pensamentos individuais, mas os tomei como paramêtros, pelos menos para mim.

*1. Fraco (por perda de forças).
2. Frouxo.
3. Pouco perceptível!.
4. Insignificante.
5. Fig. Que cede sempre; que não opõe suficiente resistência.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.


24 comentários:

  1. Cara, eu acho o seguinte.. Todos os times tinham gringos, menos o floripa feminino. Algum time tinha 16 jogadores presentes pro jogo?? Pq pelo que vi.. nenhum time tava com o banco completo, o que siguinifica, que os gringos nao tomam lugar de ninguém que está como novato em alguma equipe. Quando o macau questinou que isso era um campeonato brasileiro, frase de uma jogadora de macau, fiquei pensando.. então porque será que o gol marcado foi de uma holandesa??? Ironico não?! Eu não acho uma má ideia ter gringos nos jogos, é claro que com uma limitação. É muito importante pro esporte crescer, e que a gente tenha com quem evoluir, tendo caras novas no hoquei, conhecimentos e maneiras de jogo de outro pais, é um Upgrade nos jogos, todos aprendemos, errando e consertando. Quase não jogamos jogos nacionais, quem dira internacionais. O hóquei no Brasil, é um esporte em crescimento, precisamos dessa ajuda externa para crescer, e aprender com eles. Uma coisa boa de qualquer esporte, é a integração e a possibilidade de você poder conhecer e fazer amizades com pessoas do mundo todo, Esses "gringos" quando forem embora, vao falar poxa eu fui no Brasil, tive a possibilidade de jogar hoquei e eles gostam dessa experiencia. E cada vez mais o pais vai ganhando seu espaço. Porque reclamar de gringos em campo?? medo de perder??? Os times que mais reclamaram foram vitoriosos. Acho que temos que perder o medo de enfrentar novos desafios! Foram vitoriosos por mérito! Mereceram cada gol, cada jogada, o troféu e as medalhas! em vez de reclamar, acho q todos deveriamos fazer a nossa parte, jogar, nos divertir e fazer do hoquei uma confraternização. e não um campo de guerra.

    Parabéns pelo blog MARA.. hehe

    Um beijoo..
    Vero #2 CHC! =]

    Parabéns pra todos os times pelo campeonato, de alto nivel que tivemos esse ano. Tivemos jogos exelentes!

    ResponderExcluir
  2. Não é errado ter "gringos" nos times, mas é errado ter gringos irregulares nos times. Floripa masculino,pelo que eu sei, o "gringo" deles está no Brasil faz um tempo viu, e o mesmo vale para a tal holandesa artilheira. E acho que é medo de perder sim, mas medo de perder de quem chama os "gringos" para os times, afinal, eles tomam sim o lugar de outros atletas, que no mínimo poderiam estar no seu primeiro campeonato. É uma ótima experiência sim vir para o Brasil, jogar hóquei, ter novas amizades, desde que isso seja dentro das regras e, principalmente, com RESPEITO! Que por sinal ficou faltando, já que podemos incluir nas experiências dos gringos desrespeitas mulheres em público e mais do que isso, desrespeitar todos que estavam lá. Enfim, foi um ótimo campeonato em termos de hóquei para os atletas (brasileiros), com muitas pessoas novas e deixo aqui meus parabéns pára a equipe de floripa e para o "lua" que finalmente recebe seu prêmio, embora todos já soubessem disso, e que jogou muito e mostrou para todas as línguas onde estava o medo de perder.

    ResponderExcluir
  3. Ué.. mas elas que estavam falando em frances pra ele Voulez-vous coucher avec moi, ce soir. Acho que antes de falar pra ele em alto e bom som essas coisas, Deveriam saber o q falam né? Ele só queria saber quem é que tava querendo essa frase com ele? afinal não é todo dia que aparece uma orferta dessa.. rs

    ResponderExcluir
  4. Por isso que as coisas não vão pra frente, afinal, querem achar quem errou primeiro, em vez de pensar o quanto são absurdos esses erros. E se reakmente elas gritaram isso ( o que eu duvido ) a pergunta seguinte foi desnecessária, que mostra mais alguma coisa que foi aprendida. Talvez seja dificil entender certas coisas, mas para aí está o dicionário, o google, nossos pais...

    ResponderExcluir
  5. Mas se for possível, eu gostaria de saber como é possível uma pessoa atuar em um mesmo campeonato como atleta e árbitro. Se isso parecer normal também, é sinal de que não adianta falar nada mesmo

    ResponderExcluir
  6. Valeu Verônica pelo comentário, bom concordo em partes com sua opinião. Entendo sua opinião, mas vejo de maneira diferente, pelo simples discurso que me foi passado pela CBHG, a respeito de nacionalização do hóquei em seu corpo técnico. Então vejo nesta postura, algo que tem que ser refletido aos jogadores, ainda mais se considerarmos os clubes como reais fomentadores. Claro que como experiência é ótimo, mas trazer como investimento (pagar para trazer a pessoa) e para "um jogo" só perde o sentido (isso para mim).Acho válido quando o gringo mora no Brasil e acaba criando vinculo e aderindo ao movimento, agora não sei se rola muito isso com pessoas que vem apenas pra última rodada...mas, vá lá...
    Bom "Zidane", concordo com sua opinião e ainda bem foi feita de maneira correta, pois poucos sabem, mas tenho um medo terrível que este espaço vire palco de ofensas ainda mais vindas de anônimos, que continuemos assim discordando, mas dialogando...
    Ah Vero concordo plenamente, que o torneio foi excelente, porém o que me chateia é que alguns erros são recorrentes, essa discussão dos estrangeiros veio desde o ano passado e na época fiz questão de reclamar, mesmo podendo ser taxado de mal perdedor...pois, ainda no Floripa perdemos pro Germânia nesta situação...até por isso acho que a situação de ontem teve muito mais eco...

    beijos a todos...

    ResponderExcluir
  7. Bom João, se a pergunta a que se refere é Cadê o fomento? Foi feita sim e por mim diretamente da arquibancada durante a final do masculino. Algumas pessoas ouviram porque foi gritada...e na hora só uma pessoa se mostrou contrariada, por isso a pergunta depois pelo fato desta pessoa ter se mostrada muito contrariada.

    ResponderExcluir
  8. Ah e nunca custa reforçar, mas acho que a Verônica já sabe disso...
    Não tenho nada contra clube nenhum, e no caso dela o Carioca, que fez um excelente campeonato. Falo que ela sabe disso, pois já viajei com eles e fui muito bem tratado, e alguns momentos até parecia parte do time devido a interação...mas, opino neste momento o que penso... devido aos fatos ocorridos.

    ResponderExcluir
  9. agora que vi era José e não João...foi mal...

    ResponderExcluir
  10. Mara, a minha pergunta foi outra, não pela questão do fomento. Concordo com absolutamente tudo que você escreveu no seu blog, acho um absurdo o que foi feito. Minha pergunta foi outra, mas ficou muito subjetiva, e não espero mesmo uma compreensão, talvez seja preciso chamar um gringo para decifrá-la. E saiba que josé, joão, aristides e todos outros talvez sejam um grito único de socorro pelo esporte, afinal estamos TODOS nós indignados. Seu blog está sensacional, e inversamente proporcional ao hóquei, espero que mude ( não o blog, ohóquei hahahahahaha)

    ResponderExcluir
  11. Quanto a parte de fomentar o esporte , não há ligação alguma com os "gringos" , o Carioca foi indiscutivelmente o time que mais cresceu no Brasil , em 2 anos disputou uma final por merito proprio .

    Antes de aceitarmos a proposta dos nossos jogadores estrangeiros (foram eles que procuraram o nosso time, me refiro ao masculino )consultamos TODOS os jogadores tanto novatos como veteranos ,e o time inteiro concordou com a participação deles , pela vontade de ganhar . É uma grande hipocrisia falar que não temos que pensar na vitória se há uma disputa o desejo de todos é ganhar , nenhum dos times saiu do regulamento , o que aconteceu foi a mudança no regulamento o que beneficiou todos os clubes . Se ocorreram erros não foram dos clubes que possuem pessoas das confederações que ao meu ponto de vista foram os dois times que tinham pessoas com menos tempo de jogo !

    Acho que temos sim que conversar e tentar crescer mas sem desmerecer o trabalho de quem se dedica integralmente ao hoquei , é muito facil aparecer pra jogar e apontar os erros de organização , mas é dificil identifica-los
    antes de acontecerem , foi o caso da inscrição de estrangeiros permitida no regulamento apos o dia 31 de julho .

    Concordo que houveram erros de organização , já admitido pela mesma com a promessa de melhora para o próximo campeonato , o que não pode acontecer é alguns times agirem com atitudes anti-desportiva , tanto na torcida como em jogo ou na premiação !

    NÃO PODEMOS CONCERTAR ERROS ERRANDO MAIS !

    ResponderExcluir
  12. Marina atleta da Casa de Macau18 de outubro de 2010 às 18:00

    veronica...jogo hoquei a 7 anos e o que eu mais queria eh que todas essa intriguinhas acabassem, sinceramente... !
    Gostaria que vc soubesse que a holandesa mora no Brasil a 2 anos..tem ido aos treinos quando pode e também participou do festival de inverno realizado em são paulo...
    espero que tudo isso sirva de lição pra que em um proximo campeonato as coisas sejam melhores para o esporte !!

    ResponderExcluir
  13. Bom, você deve ter percebido que questão de fomentação, minha opinião é oposta, mas, isto não vem ao caso agora. Bom citei os membros da Confederação, pois como relatei no texto acho que a postura de ambos foi contrária ao que me foi passada como postura da CBHG, que defende a nacionalização da comissão técnica em curto-médio prazo, então acho incoerente não valorizar os jogadores nacionais, e só falo isso que por serem membros da CBHG, logo posso inferir partilham deste conceito.

    Bom veja o caso do Deodoro, esse sim o time com pessoas com menos tempo de jogo junto com o Matias, que criou mecanismos para renovação, mesmo com a impossibilidade (proibição) de utilizar o campo (muitas pessoas não sabem disso), mesmo que isso influenciasse negativamente no resultado.

    Bom em nenhum momento falei que não tínhamos que pensar na vitória, mas, sim rever o que precisamos fazer pra alcança-las. Pois vejo que o brasileiro é um caminho fundamental para renovação e melhora do nível de nossa seleção.

    Sobre dedicação integral realmente eu ñ posso fazer isso, pois não trabalho só pro hóquei e meu trabalho com o hóquei é feito de forma voluntária, então se tem pessoas que se dedicam integralmente ao hóquei e ainda recebem para isso , é obrigação delas fazer muito mais do que eu, e conseguirem desta maneira montar um time com intuito de renovação, pois este é o papel do clube segundo a CBHG e de quem trabalha para ela, note estou me norteando nos parametros que me foram passados pela CBHG. Então não se deve ter um discurso, que não dialogue com a prática. Senão a dialética não existe,logo o discurso se torna vazio, ou seja, pura bravata.

    Faz-se necessário lembrar que no meu caso eu simplesmente não apareço para jogar, pois trabalho no Deodoro/CSSVM de forma voluntária, e você e outras pessoas talvez não saibam disso, pois o clube estava proibido de utilizar o campo da Vila Militar, logo fica difícil de ser visto.

    Agora quando os erros se sucedem, e quase sempre envolvem as mesmas pessoas tem de ser apontados, e se foi feita uma reunião onde os representantes de 4 times demonstraram um grande desagrado sobre esta situação, tem de ser debatido e questionado. Afinal os únicos clubes que não reclamaram foram os que utilzaram deste "artifício".

    Sendo que esta questão já havia sido levantada no ano passado, pois não tinha agradado a muitos.

    E as reações, foram proporcionais aos erros e mais uma forma de expor a todos os erros, que digo e repito se sucedem. Pois, regulamento não se muda no meio do campeonato, sem aviso e consentimento de todos os envolvidos. Você estava na reunião e sabe muito bem que no caso do Floripa eles seguiram o original, sendo inclusive impedidos de fazer uma transferência depois do prazo, ai eu pergunto porque os outros puderam e eles não? Então se o regulamento é mudado o campeonato se torna nulo, qualquer orgão em qualquer esfera de justiça desportiva reconheceria isso. Portanto, para eles o torneio se tornou nulo, por isso a não participação da premiação e os protestos.


    Em questão a frase final de não podemos concertar sem errar mais, eu lhe pergunto então qual vai ser o próximo erro? (é uma pergunta retórica). Pois, estamos errando a anos, erros atrás de erros. Quase sempre envolvendo a mesma situação. Lembrando que questionar não é errar, mas se omitir e compactuar que é.

    ResponderExcluir
  14. E pense comigo quando uma só pessoa reclama, pode ser pura implicância, 2 ou pouco mais do que isso pode ser um grupo querendo fazer "perseguição", agora quando mais de 50% reclamam, me desculpe, mas algo tem de errado... ou estamos tendo um surto de paranóia coletiva.

    ResponderExcluir
  15. Champion
    Campeón
    Kampioen
    Campione
    Чемпион
    CAMPEÃO

    ResponderExcluir
  16. Elaborando um pouco mais o comentário, gostaria de colocar a minha opinião sobre o hóquei no Brasil, o hóquei desse campeonato e sobre a perspectiva de esporte e hóquei de alguns.
    Vejo pouquíssimo incentivo de fomento de hóquei em Florianópolis. Falo isso, pois moro nessa cidade fazem uns dois anos e em nenhum momento houve qualquer atitude, daqueles que deveriam ajudar, em pró do que questiono.Porém, ao mesmo tempo, vejo o hóquei crescendo sem esse incentivo e um bom exemplo é o trabalho de técnicos e jogadores dos dois times daqui, F.H.C e Desterro. Sem salário algum e as vezes com o próprio dinheiro, estes fomentadores, educadores físicos, jogares, fazem o que podem pelo hóquei. Bom, mas como ninguém AQUI consegue viver só de hóquei, que os esforços continuem...
    Acho que o tema em pauta mais comentado dessa rodada e o que eu gostaria de opinar agora é a participação dos gringos em alguns times. É chato ler comentários grandes e falando da mesma coisa, então vou tentar não repetir muito o que vocês já leram. É realmente muito legal jogar "contra" os gringos, o nível do campeonato sobe, aprendemos algumas coisas (que eu acredito nao serem tantas, pois: são pouquíssimos jogos durante o ano e o contato com estes jogadores durante o jogo não é tão grande a ponto que proporcione um aprendizado comentável.), temos a oportunidade de nos relacionar com outras culturas,etc., mas será mesmo que são estes os objetivos dos times que jogaram com alguns gringos?Não acho que seja. Não acho que eu preciso escrever o objetivo, todos sabem. Por favor, não vamos ser hipócritas em dizer que o importante para os times que jogaram com alguns gringos era trocar experiências esportivas, melhorar a habilidade dos nossos amiguinhos, tornar os jogadores do Brasil fodões nesse esporte bem fomentado, etc, etc e tal. Outra coisa que não preciso comentar muito é sobre a quebra do regulamento. Que erro grande, né?!É impossível que alguém não percebeu o lindo clima que ficou. Mas o bom é que tínhamos representantes nacionais e internacionais do quase mais alto nível para olhar de pertinho, ao vivo, os erros grotescos!Dava para voltar atrás?Todos os times foram favorecidos com a quebra do regulamento?Todos os times puderam usar dessa nova regrinha? A intencionalidade era a troca entre os jogadores, em pró hóquei brasileiro?
    Agora, será mesmo que o legal nisso tudo era ganhar, ser o campeão, ter todo mundo te olhando, admirando, vendo o quanto você é bom, as menininhas olhando pra você, desejando o super atleta, fortinho, defidinho, corpinho de academia e de novela, tipo aqueles galã. Desculpa àqueles que se encaixaram no que eu falei, mas não compartilho esta posição. Pra mim, é tão mais importante todo o processo, aqueles 70 min. jogados com raça, concentrado, sem conseguir pensar em qualquer outra coisa, vivendo casa segundo, cada passo, cada passe, cada segundo de posse de bola, de comemoração, de sorriso, de desentendimento... Viva àqueles que jogam a final! A buzina final é sempre tão chata, acabou, vamos pegar nossas medalhas e colocas no armário, esquecê-las e, no máximo, mostrá-las aos nossos amigos que não vão ter noção do que sentimos durante o jogo, que é o mais importante para mim.

    Mara, parabéns pelo blog! Já venho admirando seu estilo faz um tempo! Continue escrevendo! Abraço

    ResponderExcluir
  17. Oi Mara, seu blog está MARA! Hahaha... consegue colocar muita coisa que penso em palavras! Parabéns, não teriam forma melhor de serem “ditas”! vou usar um pouco do seu espaço aqui para falar de algo de difícil compreensão a muita gente! O nome TORCIDA fica apagado perto do PROTESTO! Protestamos muito mais do que torcemos!
    Protestamos em cima de coisas que não podíamos ficar calados, em cima de erros que não podiam ser deixados de lado, porque como nosso amigo disse acima “NÃO PODEMOS CONCERTAR ERROS ERRANDO MAIS !” e na parte de “ALGUNS times agirem com atitudes anti-desportiva , tanto na torcida como em jogo ou na premiação !” vamos rever um pouco esse “alguns” sem sermos hipócritas?
    Vi os meninos decidirem não receber o prêmio e pensei “O que está errado para terem feito isso?” Quando optaram por não receber o prêmio, de FORMAL ALGUMA optaram isso por se acharem prejudicados (como foi dito a todos), optaram porque tiveram coragem de lutar como sempre lutaram pelo o que acham certo e não concordam como as foram feitas, fizeram isso porque amam jogar hóquei e dão o devido valor a esse esporte, porque não foi a 1ª vez que trocaram algo que gostariam tanto por algo muito mais difícil que é não fazer por achar que não está certo, ganharam colocando raça própria em campo, vontade de ganhar das pessoas que honram a camisa que vestem, e não por pessoas que nem sabem falar o nome do time! Como seria bom ver muitos se orgulharem por pessoas que tiveram a coragem de lutar, eu me orgulho. Tudo isso que eu falei foi porque me perguntei “O que está errado para terem feito isso?” faça isso como lição de casa.
    De resto acho que quase tudo já foi muito bem dito.
    Beijão Mara

    ResponderExcluir
  18. Marina, pelo contrario do que você disse, eu não quero fazer briga, nunca fui a favor disso, sou amiga de muitas meninas do macau, do desterro, que eu tive contado desde de 2007. Algumas meninas de macau me decepcionaram no nosso primeiro jogo durante uma das rodadas, quando vocês ganharam com um gol de outra gringa aleatoria, que não vem ao caso, belissimo jogo, super disputado, parabéns pela vitoria, mas no final dela, ouvi gritos nos quais eu fiquei chateada com a reação de vocês. já tinham ganho, ja era ponto pra vocês. Tinha necessidade de gritar Chupa carioca? (desculpa o termo marafoni) é só porque eu não sabia se você sabia dessa historia marina, desde ai eu ja estava um pouco chateada com essa atitude desnecessaria. Quando chegou o jogo da final contra vcs, tive que ouvir de jogadoras do seu time, não estou me referindo a você pois não ouvi isso de ti. durante um jogo jogadoras desmerecendo as outras, chingando a gente, falando quem jogamos mal, se a gente joga mal assim nao estariamos disputando terceiro lugar. nosso time tem pouco tempo de campo e conseguimos sem gringas ja que voces gostam de relatar esse ponto, chegar ate a disputa de terceiro, e mesmo com gringas voces mostraram que podiam ganhar da gente, então porque esse estress todo?? Porque chigar dessa forma?? Ter essa falta de educação desnecessaria?? Querer arrumar tumulto. nenhuma de nossas jogadoras foi da baforada pro seu time. Achei isso muito feio da parte do time de vocês.

    Não quero arrumar tumulto com ninguém pelo contrario, quero que o esporte cresça.

    mas uma vez parabéns pelo terceiro lugar merecido.

    ResponderExcluir
  19. Que termo feio Verônica...hahahah
    zoeira...entendi o sentido sem problema algum...

    Sabe que eu acho chato??
    FOi ver que torneio todos os clubes evoluíram do primeiro ao último, um campeonato feminino, de melhor nível, a "volta" do Macau como a força que sempre foi, exceto o Germânia que passa por uma entressafra mais do que normal sair um pouco da frente. E ter que falar destes assuntos, mas são extremamente necessários serem expostos.

    Até antes que os resultados, mas tudo bem já não me surpreendo mais.

    Em todo caso obrigado, Verônica pela educação se bem que nunca esperei diferente mesmo, e a todos que expuseram aqui suas opiniões sempre de maneira educada ajudando a diminuir os meus meus medos... Beijos para todos

    ResponderExcluir
  20. bom veronica...não disse que vc tava querendo brigar... acho que vc me entendeu errado...e já que nosso "objetivo/vontade " eh o mesmo : de que o esporte melhore e cresça.
    vamos tentar fazer com que tudo isso sirva de lição e que em uma proxima vez as coisas sejam diferentes!!!

    nos vemos no seven!

    ResponderExcluir
  21. "o Carioca foi indiscutivelmente o time que mais cresceu no Brasil , em 2 anos disputou uma final por merito próprio"

    Me desculpe, mas se com todo o aparato da confederação que voces usufruem, não tivessem saido do zero...seria preocupante. Seria a assinatura de incompetencia que está faltando, o laço de ouro deste embrulho.

    Sobre o post , tudo que eu queria dizer ja foi dito por gente que tem consciencia das coisas, então é isso.

    ResponderExcluir
  22. Não é questão de respeito como já ouvi ou li é questão de humor... Alguns acham engraçado de incomodar "um gringo" durante o jogo outros acham engraçado de traduzir o que eles (elas) falaram e saber quem fez essa oferta.

    Se tiver alguns que acham que não sou bem educado então tem que se perguntar se incomodar só os "gringos" é respeito também...

    Eu nunca queria faltar de respeito pra mulheres! Nem pra a torcida ou o time de Floripa.
    Só queria brincar com a torcida que me incomodou. Se elas não sabem o que elas estavam falando não é minha culpa.

    Além dessa historia eu gostaria de agradecer o hóquei no Brasil: times, jogadores e jogadoras e oficiais pra a experiencia. Eu nunca achei que jogar hóquei no pais do futebol seria tão bem organizado e que o nível seria tão bom. E sobre tudo eu gostei da alegria que vocês tem entres times e na volta do campo!

    Vai ter sempre algumas rivalidades entre times ou jogadores mas pra crescer essa alegria tem que servir para tirar pra frente o hóquei no Brasil.

    Então obrigado pra deixar jogar um gringo e espero que um dia poderia jogar de novo com ou contra vocês...

    Charly

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. removi a anterior que era minha mesma, pois tinha assassinado o português, resolvi corrigir sem ser acusado de homicído...heheh

    Valeu Charly,

    obrigado pelo comentário, bom você deve ter percebido que não é algo pessoal, na verdade é algo que transcende essa situação. SObre o trecho que você se refere fiquei sabendo depois, pois não participei da premiação e no contexto que a Verônica passou realmente não tiro sua razão, pois quando brincamos estamos aqui pra implicar e aceitar a implicância, bom pelo menos sou assim.

    Fique sabendo que sempre que possível vou escrever sobre situações e não pessoas deve ter percebido que em nenhum momento cito nomes até porque você foi convidado e participou, nada mais normal no seu caso, o problema ai já é outro.

    P.S.: Vai parecer mentira, mas enquanto você deixava um comentário, eu fazia um post brincando com os acessos "vindos" da França.

    Mais uma vez obrigado,
    Marafoni

    ResponderExcluir