"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

"NADA deve parecer natural. NADA deve parecer IMPOSSÍVEL DE MUDAR." Bertolt Brecht

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Formigueiro

Podem ficar tranquilos não desisti de falar de hóquei e resolvi enveredar pelo lado da zoologia não ok? É um acordo que faço agora prometo nunca transformar o Panorama em blog de Zoologia.

Agora vai o verdadeiro motivo, seguindo a linha de fábulas de meu querido, desconhecido e porque não saudoso Esopo, que comentou de forma bastante oportuna no post "Mais engraçado que o Bozo", usarei a fábula da formiga e da cigarra lembram desta?!? Enquanto uma trabalhava para o inverno a outra só cantava e não se preparava para dias difíceis e coisas deste tipo.

É bem por ai que quero seguir, esta será minha forma de homenagear meu clube o Deodoro/CSSVM. Um grupo de verdadeiras formigas, que a 3 anos batalham passo a passo, lembre-se são passos de formigas pequenos, porém obstinados. Nesses anos buscando crescer através da garotada sempre se preparando para um futuro que insistia em não vir e nesse final de semana aconteceu.

Buscando seu lugar ao Sol


Enquanto outros seres não se preocuparam com "inverno" (uma possível perda de jogadores por motivos aleatórios), o Deodoro, ou melhor, as formiguinhas trabalharam duro contando com elas mesmas, que de pouco a pouco se tornaram um grupo forte e se auxiliando a todo momento como um verdadeiro formigueiro, onde todos tem suas funções para um funcionamento para suprir qualquer perda. E como teve perdas amigos, não digo só de jogadores, digo de espaço físico, local para treinar, equipamentos, até transporte quase faltou. No entanto em vez de esmorecer as formigas mostraram o que são unidas e trabalhadoras.

Como este inseto muitas vezes aparentemente insignificante, o Deodoro luta e cresce se adapta as dificuldades e "diz". - "Beleza não tem campo oficial, vamos na grama natural mesmo, na quadra, vamos nas escolas que se dane nos viramos, ou seja, damos um jeito afinal temos uns aos outros, é assim que tem que ser."

Claro que formigas tem que se preocupar, nem todo lugar é um jardim florido. Quase sempre tem um predador a espreita, pronto para atrapalhar. Vocês devem se lembrar que é muito fácil destruir um formigueiro, difícil mesmo é fazer as formigas sumirem e com certeza as formigas deodorenses estarão em constante trabalho de construção e reconstrução de seu formigueiro. Trabalhamos para um futuro melhor, aparando as nossas arestas e corrigindo nossos erros da melhor maneira possível, sei que sempre faltará muito, no entanto temos como obrigação buscar isto.

As formigas estão crescendo, se organizando e hoje contam com um grupo de muito futuro, não digo só pelo resultado obtido em campo (claro que é um fato muito estimulante), perceberam quantos jovens o Deodoro levou para o torneio? Levamos 5 goleiros no total, acho que isso raramente vai ser visto no hóquei brasileiro.

E com meu mais sincero parabéns que me despeço e lembro que em 6 meses já me considero uma verdadeira formiga. Sabe aquela formiga chata aparece em todos os lugares e entra em todas as casas? Esta sou eu, e no caso o Panorama é o meio de entrar na casa de cada um de vocês leitores.

Vamos Formigas, ou melhor Quero-Quero!!! Lembrando que grandes resultados geram maiores responsabilidades.

13 comentários:

  1. Marafoni,
    você estava disfarçado de quem no Deodoro ? aushuahsauhauhasaha
    Algum goleiro que ja passou por aqui , só pode!

    Confesso que fiquei muito emocionado cara, lendo esse post e o anterior sobre o aniversário de 3 anos.
    Como eu te disse antes parece que você vivenciou tudo conosco, todas as situações lamentáveis e todos os bons momentos que prevalecem e nos torna mais unidos.

    Hoje eu fiquei MUITO feliz quando soube do resultado lá em são paulo. Quero parabenizar os pulgas do time , "os velhinhos" e o velhusco.


    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk, gorducho zafado, ainda que nao veio com a gente tem a ideia de me chamar de velhusco?
    Realmente parabens a todos , estou muito orgulhoso de nosso time,vamos lembrar este torneio para sempre,
    queria aproveitar para parabenizar a atitude do time do matias que com gente que faltou tomou a decicao de entregar os pontos do time B e jogar TODOS os Jogos dos dois grupos com um 10 jogadores, um fato incrivel, carlos sorriso e compania estao de parabens, vcs valem ouro de verdade,
    quem escreveu a materia da cbhg sobre a evolucao do palestra falando que superou o matias nao tem nocao do que esta falando,
    sem desmerecer a esse time nao pode ser dito isso nunca, pelo amor de deus,
    Palestra teve julio um blogueiro e um juiz do propio torneio jogando no time,
    sei la ,so rindo mesmo
    abrazos

    ResponderExcluir
  3. Leo irmão querido acabei esquecendo o mais importante, muito obrigado pelas tuas palavras , de coração, faz muito bem esse reconhecimento, parabéns pelo blog e como tudo mundo diz continue escrevendo,
    abração !!!

    ResponderExcluir
  4. Fala Mara,
    Fiquei muito feliz com esta medalha de bronze da garotada do Deodoro. Fiz parte desse grupo desde o comecinho em 2007, enfrentando a viagem de metrô e trem da Zona Sul até o campo depois de trabalhar na madrugada, pegando sol e chuva e vendo de perto os sacrifícios que eram feitos por todos. Vi crescerem talentos como Leandro, Giovanni, Alice e Tati (sem citar muitos outros) e passei realmente bons momentos com os quero-queros. Desentendimentos fizeram com que eu e outros atletas optássemos por sair, mas com certeza todos os atletas estarão guardados para sempre na minha memória. Sobre o comentário do meu ex-treinador Eduardo Righi, concordo quando ele se refere à matéria no site da CBHG. O Palestra é um time bebê, ainda em formação, e teve como principal objetivo proporcionar o primeiro contato dos jogadores com uma competição de nível nacional. Sem dúvida o Matias está um patamar superior atualmente, e vamos trabalhar para chegar a um bom nível de competição. Sobre a participação do Júlio, ele foi peça fundamental, sendo uma grande referência para a jovem equipe. O "blogueiro", referência clara a mim, está sem treinar na grama há muito tempo e consciente de suas limitações técnicas e físicas. Joga por prazer e vê com alegria uma nova equipe surgindo. Sobre o Thiago, TODAS as equipes tiveram jogadores apitando. E foi ótimo ter ido de ônibus a São Paulo com vôcês, valeu pelos momentos de diversão! abração

    ResponderExcluir
  5. Eu também venho aqui dar os parabéns aos atletas e amigos do Deodoro pela recente conquista! O ânimo e a alegria de vocês de estarem juntos jogando motiva qualquer time e eu também me orgulho de ter feito parte dessa equipe por um bom tempo.

    Sobre o Palestra, antes que isso vire algum tipo de mal entendido, quero enfatizar que o Palestra é sim, um time inferior ao Matias tecnicamente. Prova disso é o resultado de 2 a 1 a favor do time de São José. Ficamos a frente na tabela sim, por conta de um W.O, mas isso não desmerece em nada a outra equipe. Aliás nenhuma derrota desmerece equipe nenhuma. O Palestra é também imensamente grato ao Matias que ofereceu alguns espaços em seu time para que jogadores do Palestra pudessem ter experiência em jogos de 11. Enfim, mesmo sendo um jogador convidado, tenho absoluta certeza que Matias e Palestra são equipes amigas e que se respeitam muito, cada uma pela sua própria história.

    ResponderExcluir
  6. Bom pessoal, o Palestra é mais um para se juntar a nós que seja por muito tempo, o Matias deu mostra de seu amor pelo esporte e fez o que mt equipe com mais tempo de hóquei não fez...

    Na minha opinião a nota da CBHG, nem foi tal por mal assim, eles quiserem valorizar o irmão mais novo, só que acabaram desvalorizando um pouco outro, mas creio que dessa vez foi descuido msm.

    Ainda pretendo escrever sobre as boas atitudes tomadas neste torneio, como a já citada do Matias em tentar fazer valer a tabela msm sacrificando sua equipe, teve a atitude do França na final, além da estréia do Palestra, entre outras fatores bem legais.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de parabenizar o trabalho iniciado há três anos pelo professor Edu Righi. Domingo o Deodoro fez uma grande partida e mereceu sua primeira medalha em competições (para quem não notou, fui convocado para cronometrar esta partida por absoluta falta de gente para fazê-lo).

    A respeito da tal matéria do site da CBHG sobre o Palestra de São Bernardo, considero uma mensagem de apoio a um trabalho iniciado absolutamente do zero, sem jogadores experientes, técnicos, apoio financeiro ou sequer equipamentos (chegamos a usar guarda-chuvas e ripas de madeira como complementos improvisados aos pouquíssimos tacos que havíamos comprado no fim de 2009, para treinar em uma garagem driblando latas de tinta e galões d'água).

    Para se ter uma idéia, do nosso elenco de doze jogadores que disputou o Seven, cinco nunca haviam disputado uma partida oficial e outros três estavam em sua primeira temporada (tendo disputado o último Campeonato Brasileiro pelo próprio Matias HC, também citado na matéria). Sobraram Julio, Thiago e Nelson, todos relativamente inativos no hóquei competitivo, e o Karsten, um alemão que não jogou hóquei nos últimos vinte anos (o taco dele tinha a minha idade, e não sou lá um garoto).

    O fato de termos obtido mais pontos do que Matias A e Matias B no Seven foi puramente circunstancial, e não quer dizer nada, exceto que ainda temos um caminho muito longo pela frente. Tecnicamente, não há como nos comparar com o Matias ou quem quer que seja, uma vez que começamos a praticar o esporte em janeiro, e até hoje não dispomos de itens minimamente básicos para um treino, como treinadores ou um campo adequado (chegamos a treinar em quadras de asfalto rachado e campos de grama natural com buracos maiores do que a bola de hóquei, fundos o suficiente para quebrar o tornozelo de um goleiro nosso meses atrás). Institucionalmente temos uma relação de confiança e cooperação mútua, e no aspecto pessoal os temos na mais alta estima, pois neste ano nos aceitaram como membros de sua equipe mesmo sabendo que nosso objetivo era nos estruturarmos para iniciar um projeto próprio com jogadores locais.

    Espero que, com isso, possa encerrar qualquer mal-entendido ou sentimento de rivalidade entre os clubes. O Matias ainda é tecnicamente superior a nós e, acima de tudo, são nossos amigos. A matéria foi escrita como uma mensagem de apoio ao nosso trabalho, ainda em estágio embrionário. E o Marafoni está mais barbudo do que eu.

    Abraços a todos,

    Fernando

    ResponderExcluir
  8. HAahhaha

    Fernando, valeu pelo coméntário. è bem por ai mesmo, acho que foi mais apoio (estímulo) ao novo, e sinceramente temos coisas mais importantes para discutirmos.

    O Matias faz um grande trabalho, o Palestra "começa" o seu pelo menos oficialmente agora e aos poucos vai se firmando e no que precisar de ajuda pode falar comigo.

    Nem que seja dicas para como deixar a barba ficar grande e vistosa como a minha, bom que disse que elá tá bonita, foi minha mãe, sempre ela...ahhaha

    Abraço...

    ResponderExcluir
  9. E que todos, os campeonatos tenho bons exemplos, como este.

    E mais uma vez parabéns Palestra e que chegue para ficar de vez...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Removi aqui em cima, não sei quem é ou não liguei nome a pessoa. Mas, por favor vamos maneirar...

    ResponderExcluir
  12. depois doz comentarios aqui vi a materia da cbhg. uéé, nao vi nenhum desrespeito com o mathias.. que veneno..

    ResponderExcluir
  13. è na nota, tb só percebi a vontade de estimular o Palestra, acredito que ouve um erro de avaliação no comentários acima...

    Valeu Roger, se puder me diz quem vc é direito. Pq nem sempre ligo o nome a pessoa...idade é triste acaba com a memória...
    abraço...

    ResponderExcluir